Entenda de vez o que é CRM
O cliente é parte essencial para manter um negócio, tanto para empresas pequenas, quanto para as grandes. O CRM (Customer Relationship Management) é justamente a Gestão do Relacionamento com o Cliente. Ela é formada por um conjunto de estratégias e práticas com foco no cliente, ou seja, essa abordagem busca atender da melhor forma o consumidor e antecipando suas necessidades e desejos.
O CRM envolve as áreas como Marketing, Vendas e SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente). Tais práticas são realizadas por meio de um software de CRM. Esse sistema não se resume a uma lista de contatos, mas permite o gerenciamento e a análise de dados pessoais de clientes. Já que esse sistema registra de todo contato entre a organização e consumidor.
Essa integração ajuda a manter informações atualizadas do cliente (nome, endereço, histórico, preferências de consumo, etc.) e a criar gráficos para mensurar resultados.
Compreendendo melhor o cliente, é possível potencializar os lucros, aumentar as vendas, agilizar a tomada de decisões, além de construir um relacionamento duradouro com o consumidor.
Tipos de CRM
O sistema de CRM pode apresentar diferentes tipos. Há duas principais formas pelas quais eles são locais e na nuvem. O sistema local necessita da compra prévia de servidores, assim como a instalação de um software de CRM por uma equipe de TI especializada. Essa opção de serviço é menos prática, pois exige manutenção e atualização regulares do sistema.
Já O CRM na nuvem apresenta mais praticidade e modernidade. O software é armazenado na nuvem e pode ser acessado de qualquer dispositivo móvel ou navegador. Na prática uma pessoa precisa somente fazer login com nome de usuário e sua senha para ter acesso à página com dados registrados pelo CRM.
Outras vantagens do armazenamento em nuvem são a segurança e o baixo investimento. Isso porque os dados pessoais de clientes estão na nuvem e não há necessidade de manutenções frequentes. Todas as informações ficam armazenadas em servidores externos.
Que benefícios o CRM oferece para sua empresa
A qualidade no atendimento ao consumidor e sua experiência durante o processo de venda são importantes para qualquer empreendimento. Realizar uma boa gestão desse relacionamento é o caminho para o sucesso.
Confira como uma Gestão de Relacionamento com o Cliente de qualidade pode ajudar sua empresa:
- Processos automatizados
- Relacionamento com os clientes otimizado
- Agrega valor ao seu negócio
- Melhora comunicação interna
- Mensuração de resultados mais fácil
O LeadPool oferece um CRM nativo confira aqui.