Descubra como criar metas de vendas realistas para estimular sua equipe

Giovanni Cocco

Giovanni Cocco

Fundador e CEO do LeadPool

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Você já deve ter se deparado com aquele ditado que diz: “Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. No contexto empresarial e de vendas, não podemos nos conformar com esta falta de planejamento generalizada. O grande desafio, em ambos os casos, no entanto, é estabelecer objetivos exequíveis. Neste artigo, você vai conferir como criar metas de vendas realistas para estimular sua equipe.

Afinal, sem ações bem direcionadas e confiança na visão do gestor, dificilmente os colaboradores estarão engajados. E devemos considerar, ainda, as minúcias deste processo, uma vez que cada vendedor tem um perfil e habilidade únicos. Estas são características que devem ser trabalhadas de tal forma que o bom desempenho e as metas andem sempre juntos.

Para alcançar os resultados ideais você deve, em primeiro lugar, conhecer bem o mercado onde atua. Essa análise de cenário, permite identificar o estado em que estão oferta e demanda, além de apontar caminhos adotados pela concorrência. Outra informação a ser descoberta nessa análise, é o comportamento do público-alvo. Esse é o primeiro passo na definição de metas realistas. Mais ações importantes você confere a seguir.

Como criar metas de vendas realistas para estimular sua equipe: Analise histórico e indicadores de venda da empresa

Uma vez que você tenha levantado informações sobre o mercado, o ambiente externo, é hora de analisar sua própria empresa, o ambiente interno. Tal necessidade surge, porque análises e projeções financeiras são elementos que servem de base para estabelecer metas.

O estado atual da empresa neste quesito, é determinante para a escolha de objetivos. Se o negócio está bem financeiramente, as vendas são um caminho para aumentar o faturamento. Se, por outro lado, a organização vem tendo prejuízo, deve usar metas como estratégia de reversão do quadro financeiro negativo.

Além de tudo a análise de histórico e indicadores de venda ajuda a definir o ritmo de crescimento da empresa. Ademais, ao levantar taxa de conversão, desempenho de vendedores, e outros KPIs, a sua empresa ganha subsídios para entender o que é uma meta realista.

Pois entenderá ao mesmo tempo, o momento que vive e a capacidade operacional de que dispõe. Você não conhece bem as suas métricas? Eu te ajudo a conectar os seus indicadores em um único lugar de forma simplificada! Acesse minha página e saiba mais a respeito.

Determine a capacidade de distribuição e entrega do seu negócio

Um ponto fundamental para o estabelecimento de metas realistas está na adequação destes objetivos de vendas à capacidade da empresa. Dito de outra forma: não basta traçar resultados, treinar a sua equipe e fazer promoções. O seu negócio deve conseguir entregar os produtos.

Sendo assim, tanto a produção destes itens, como as questões de logística, devem ser consideradas. Outra dica de como criar metas de vendas realistas para estimular sua equipe, é dimensionar adequadamente os objetivos. Afinal, não dá para esperar que um time pequeno de vendedores alcance números estratosféricos.

Envolva os vendedores na criação de metas

Por fim, a última dica, e uma das mais eficazes no engajamento da sua equipe, é a humanização das metas. Isso significa dizer que o lucro não é o único fator importante na definição de objetivos. Lembre-se que os seus colaboradores precisam ter o seu bem-estar assegurado para se tornarem produtivos.

Além disso, devem ser estimulados não apenas com bônus, mas também verbalmente. É possível até mesmo envolver os próprios vendedores na elaboração de metas. Um profissional que se compromete com algo que ele mesmo estipulou, tem mais chances de realizar o esperado, sobretudo, porque ele conhece melhor a própria capacidade. O contrário do que ocorre quando os objetivos são traçados pelos gestores. Nesta situação pode haver erro de dimensionamento, o que leva a cotas irreais. Com estas dicas de como criar metas de vendas realistas para estimular sua equipe, você pode ficar seguro dos resultados que vai atingir.

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