Como uma boa gestão comercial pode impactar no sucesso do seu negócio?

Giovanni Cocco

Giovanni Cocco

Fundador e CEO do LeadPool

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Por mais que outros motivos surjam, o objetivo de um negócio é dar lucro . Entretanto se ele não tiver uma boa gestão comercial, dificilmente conseguirá obter resultados satisfatórios, alcançando o tão almejado sucesso no mundo corporativo.

Nessa hora, a ajuda de alguém experiente fará toda a diferença e o Giovanni é o profissional certo para direcionar suas ações na empresa. Precisa da ajuda dele na área comercial do seu negócio? Se a sua resposta for: “Sim, eu preciso da ajuda do Giovanni para o meu negócio” , acompanhe conosco.

O coração da empresa

A área comercial é o coração de uma organização. É quem bombeia sangue para as outras áreas. Se o comercial vender, há faturamento, logística, financeiro, RH e demais departamentos e serviços. Caso contrário, ninguém consegue desempenhar sua função.

Sendo assim, de nada adianta ter um excelente produto ou serviço para oferecer e não saber como colocá-lo no mercado, como atrair compradores e torná-los fiéis ao seu negócio.

É por esse motivo que a gestão comercial é imprescindível , pois ela identificará oportunidades de negócios e usará ferramentas e estratégias para transformar sua empresa em uma organização lucrativa.

Integração com foco no resultado

Como tudo na vida, um planejamento detalhado de ações é fundamental. Nele, o gestor comercial fará inicialmente, um diagnóstico de como estão às vendas da empresa para depois começar a delinear o caminho a seguir.

Apesar de sua relevância para os outros setores, a gestão comercial não pode trilhar um caminho solitário. O alinhamento com o marketing é primordial para o alcance do objetivo do negócio em si.

Há de se definir a persona para quem exatamente queremos vender o produto ou serviço, assim como saber qual sua dor. Conhecendo o mercado , quem de fato queremos alcançar, é hora de criar soluções estratégicas .

Como a gestão comercial vai, na prática, impactar meu negócio?

As soluções encontradas visam incrementar o faturamento e a lucratividade da empresa. Para isso, é possível:

  • Aumentar os canais de prospecção ;
  • Buscar novos mercados de atuação;
  • Estabelecer novas margens de lucro;
  • Criar medidas de fidelização dos clientes.

Entretanto, um fator que não pode ser esquecido para obter êxito nessas ações é a gestão de pessoas dentro do comercial. Um bom gestor comercial saberá conduzir a equipe de modo a motivá-la a alcançar suas metas . Isso se traduz em aproveitar as habilidades naturais e as adquiridas de cada membro da equipe.

Além disso, criar uma rotina de trabalho , fornecer conhecimento técnico, palestras e cursos é dar ferramentas, valorizar e reconhecer o trabalho desses colaboradores que impulsionam o coração da empresa.

Isso é tudo? De modo algum. A gestão comercial também avalia cada etapa da venda :

  • Prospecção. Quantos leads foram gerados?;
  • Funil de Vendas. Quantos leads foram convertidos? Quantos tem em cada etapa do funil?;
  • Não conversões. O que levou o prospect a optar pela concorrência?;
  • Atendimento. Como é feito o atendimento ao cliente? E o pós-venda?

Mediante as respostas às perguntas como essas, você saberá intervir pontualmente e poderá propor novas ações estratégicas , o que levará a um sólido e crescente volume de vendas.

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