Personas: Como aplicar elas nas estratégias de marketing da sua empresa?

O conceito de personas pode ser encarado como uma evolução de público-alvo. Em vez de basear as estratégias da empresa no gênero, idade e classe socioeconômica dos clientes em potencial, hoje muitas outras características são incluídas. A persona tem nome próprio, profissão, hábitos, pessoas que a influenciam, redes sociais favoritas e outros aspectos que a tornam mais humana. Vamos ler mais sobre isso.
Heloisa Lazarin

Heloisa Lazarin

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Escolha dos canais de comunicação

Uma falha que muitos empreendedores cometem é a tentativa de se comunicar em todos os canais. Dentro do ambiente digital, uma prova disso é a criação de perfis da empresa em todas as redes sociais existentes. No entanto, essa é uma prática pouco produtiva, porque demanda tempo e dedicação para criar os conteúdos e muitos deles alimentam plataformas que não trazem retorno.

Na criação da persona, é preciso identificar quais redes sociais ela acessa e os seus canais favoritos para se informar. Com isso, você pode fazer com que a sua empresa esteja nos ambientes certos.

A vantagem é bastante clara: estando presente em menos redes, você pode se dedicar mais a produzir conteúdos exclusivos, respeitando a linguagem e as potencialidades de cada uma. Consequentemente, a sua comunicação com a persona será mais eficiente, aumentando as chances de converter os leads e fechar as vendas.

Atuação na jornada de compra
Oferecer uma solução

Atuação na jornada de compra

Se houver bastante cuidado e pesquisa na criação das personas, será possível identificar a sua jornada de compra e assim a empresa pode ser mais efetiva em cada etapa.

Vamos a um exemplo: a persona é jovem e gosta de acessar o Instagram, onde segue vários influenciadores digitais e costuma buscar informações sobre produtos e serviços divulgados por eles. Você já sabe que a jornada de compra desse cliente tem um grande potencial de começar por meio de uma divulgação feita por um influenciador.

Então, nesse exemplo citado, pode começar a buscar influenciadores que se identifiquem com a sua marca e avaliar a possibilidade de firmar uma parceria. Sem a persona, você não tem como saber se esse tipo de ação impacta ou não o seu cliente em potencial.

Oferecer uma solução

A base de toda estratégia de marketing é fazer com que o seu produto ou serviço seja uma solução para resolver algum problema de quem comprar. Como você saberá o que a pessoa precisa solucionar se não conhecê-la mais profundamente?

A criação de personas e suas características permite que você avalie como é a relação do cliente em potencial com aquilo que a empresa tem para oferecer. Assim, fica mais fácil pensar em qual é a melhor abordagem para deixar claro que o produto pode resolver um problema que a pessoa que está do outro lado realmente tem.

Tópicos

Mais de LeadPool