Follow up: o que é e como aplicar no setor de vendas

Giovanni Cocco

Giovanni Cocco

Fundador e CEO do LeadPool

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follow up abrange o acompanhamento que sua empresa realiza com as pessoas que foram alcançadas no marketing de relacionamento. Ele é utilizado durante a conclusão das etapas do funil de vendas, que envolve estratégias para alcançar resultados positivos. Assim também, demais profissionais que trabalham em comunicação com o público aplicam o follow up em suas atividades.

Por que devemos aplicar o follow up?

Essa ação está relacionada com a busca de informações que irão ajudá-lo a tomar decisões. Da mesma forma, é possível verificar se os seus consumidores estão satisfeitos com o produto ou serviço que está sendo oferecido. Isso desperta no cliente o interesse de efetivar uma ação no processo de vendas.

Logo, o follow up é uma maneira de fidelizar um público específico de seus negócios. Por outro lado, é possível solucionar dúvidas ou situações que precisam de uma orientação mais detalhada, caso seja necessário. Assim, os indivíduos que forem atendidos com a devida atenção e clareza, irão falar bem de sua marca para outras pessoas.

A relação do follow up com o funil de vendas

A primeira parte do funil de vendas, é a captação de potenciais clientes para o seu empreendimento. Diante disso, podem oferecer materiais que apresentam as informações necessárias do produto. Assim, utilizam o cadastramento dos dados do cliente para que ele possa acessar conteúdos mais aprofundados, por exemplo.

Logo, o consumidor identifica o problema em questão que precisa ser resolvido, por meio daquela oportunidade disponível pela sua companhia. Isso significa que os que se interessarem pelos materiais disponibilizados terão a chance de adquirir o serviço. Para isso, e-mails, ligações telefônicas, mensagens em aplicativos e redes sociais, por exemplo, são meios para aproximar-se do público.

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Como a venda é realizada por meio o follow up?

Mediante esses fatores, a efetivação da compra é provocada pela identificação do problema e pela urgência de conseguir uma solução. Contudo, o processo de comunicação e vendas não termina no momento em que a compra é finalizada. Assim, a atividade de follow up mantém e aperfeiçoa o relacionamento com a sua lista de contatos e futuros compradores.

Dessa forma, é imprescindível aplicar o acompanhamento no setor de vendas, pois este método garante benefícios para seus negócios. Também ajuda na avaliação dos serviços prestados aos consumidores, além de criar novas oportunidades.

Esse monitoramento permite uma experiência de qualidade e maior controle sobre suas finanças. Isso, porque suas vendas refletem as medidas que estão sendo movimentadas para alcançar mais pessoas através do marketing de conteúdo.

Existem várias maneiras que a sua empresa pode realizar o follow up no setor de vendas. Entre elas, se disponibilizar para solucionar possíveis problemas que seu cliente esteja enfrentando. Porém, é necessário mostrar para ele como isso será possível, bem como sua organização tem aptidão suficiente para atendê-lo.

Diante disso, é importante deixar claro todos os detalhes que irão garantir que o consumidor não terá surpresas indesejadas. Dessa maneira, o negócio deverá atender as suas expectativas, além de permitir o esclarecimento de dúvidas.

Portanto, para aplicar de maneira adequada o follow up em suas vendas, o constante diálogo com o público é fundamental. Mostre que o seu setor estará sempre pronto para atender as suas necessidades o mais breve possível.

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