3 dicas para escolher o software CRM ideal para a sua empresa

Giovanni Cocco

Giovanni Cocco

Fundador e CEO do LeadPool

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

Gerir um negócio não é nada fácil. Além de o empreendedor ter de lidar com as operações fiscais da empresa, entre outras atividades, precisa ainda se preocupar com o relacionamento com o cliente — algo que, a nosso ver, merece atenção especial, considerando o fato de que são os consumidores a base do negócio. Sem eles, a marca não só pode ter o seu crescimento afetado, como também, em última instância, fechar as portas.

Mas uma solução que pode auxiliar o gestor nesse sentido é um CRM. Se já conhece essa solução e está pensando em adotar, continue a leitura e confira abaixo, três dicas para escolher o mais adequado para a sua organização!

O que é um CRM?

CRM (Customer Relationship Management), que em português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é um sistema de gestão que otimiza os processos ou operações de uma empresa no que respeita ao relacionamento com o cliente.

Em outras palavras, é um conjunto de procedimentos informáticos pré-concebidos que auxiliam a marca a gerir com eficiência e produtividade a sua relação com os clientes, o que pode fazer com que ela não só fidelize estes, mas também aumente os seus lucros.

Mas como escolher o software CRM ideal para a sua empresa?

A seguir, confira três dicas que podem te ajudar nesse processo:

1. Conheça as necessidades de sua empresa

A busca por um software CRM ideal começa pelo mapeamento das necessidades de sua empresa. Dito de outra forma é fundamental que considere as necessidades que atualmente têm e as que você acredita que virão ao longo do tempo.

Por exemplo, se percebeu que o seu consumidor tem uma tendência de buscar o contato com a sua empresa pelas redes sociais, por que não pensar em uma solução para implementar no seu sistema de gestão de relacionamento que torne essa operação mais eficaz? É uma necessidade que pode se transformar em uma oportunidade de crescimento.

Acredita que precisa melhorar o ranqueamento do seu site? Não deixe de falar comigo.

2. Opte por um software CRM modificável

Um CRM personalizável pode garantir que a sua empresa, ao longo do tempo, programe mudanças à medida que cresce.

Por exemplo: se a sua empresa tinha 500 clientes em 2017 e chegou em 2019 com 4 mil, então é fato que precisa melhorar o seu sistema de gestão de relacionamento com o objetivo de aperfeiçoar o atendimento e de até mesmo implementar novas funções, de acordo com as necessidades que surgirem.

Um CRM que conte com a possibilidade de ser alterado (com um bom suporte técnico) é fundamental para acompanhar o crescimento do seu negócio.

3. Relatórios

No momento em que estiver selecionando o seu CRM, considere verificar se ele produz relatórios otimizados de gestão. Esses documentos são fundamentais porque permitem aos gestores saberem se a marca precisa melhorar o seu relacionamento com o cliente, bem como aferir a sua eficiência e produtividade. Todavia, é importante que alimente o sistema com informações confiáveis que sejam capazes de orientar os gestores na tomada de decisão.

Saiba, por fim, que um CRM precisa, para a adequada gestão de relacionamento com o cliente, contar com o recurso de integração, pois assim é possível administrar a relação com os consumidores por um só lugar.

Tópicos

Mais de LeadPool