3 técnicas de desenvolvimento para seu time comercial

Giovanni Cocco

Giovanni Cocco

Fundador e CEO do LeadPool

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Uma equipe comercial pode ter boas características, mas se estiver estável sempre irá obter o mesmo resultado. Todavia, caso o gestor invista em novas técnicas de desenvolvimento do time, cada membro do time irá explorar suas potencialidades, e com isso toda a empresa evolui.

Por isso, nesse artigo você conhecerá 3 técnicas de desenvolvimento do seu time comercial para alavancar seu negócio.

1. Saiba motivar

É óbvio que um líder deve motivar, mas a aplicação dessa técnica exige uma mentalidade diferenciada. Isso porque para motivar positivamente é preciso deixar de lado emoções que por ventura atrapalham o ambiente de trabalho. Você deve se concentrar apenas nos pontos positivos para explorar as qualidades individuais de cada membro do time.

Para motivar, dê muito feedback. Todos necessitam saber como estão sendo avaliados e o que seus superiores pensam sobre seu trabalho. Elogie-os quando eles merecerem e, se precisarem de reprimenda, saiba como falar. É possível chamar a atenção de modo que as críticas sejam usadas para a evolução profissional.

Deixar de dar feedback e se envolver em emoções negativas, ao ponto de desmotivar o membro da equipe, com certeza é o pior caminho. Se você precisar dizer ao seu vendedor que ele precisa ser mais agressivo, seja estratégico. Em vez de chamar a atenção, diga que admira seu senso de responsabilidade por não querer incomodar o cliente. Em seguida afirme que os resultados podem ser melhores se ele fizer de outra maneira.

Quando todos sentem que são apoiados pelos líderes, o trabalho é muito mais eficiente.

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2. Incentivar o senso competitivo

A competição por si só não é prejudicial, pelo contrário. Uma concorrência saudável faz com que todos os competidores evoluam. Ao verem as qualidades dos outros que não possuem, eles buscam maneiras de se desenvolver para se manterem competitivos.

Por isso, incentive a equipe a competir internamente, estimulando o trabalho com base em recompensas. Você pode oferecer bônus em dinheiro para aquele que atingir a maior meta em um determinado período de tempo. Ou pode criar pequenas equipes e premiar a vitoriosa com uma saída, por exemplo.

Além de se motivarem com as recompensas, cada um irá querer demonstrar para seus colegas que podem ter um desempenho melhor. A tendência é que desenvolvam novos e criativos métodos para chegar a alto desempenho.

Ademais, criando times você também explora as melhores qualidades de cada um. Eles irão se ajudar para vencer a competição, e os mais eficazes ajudarão os menos eficazes, dando dicas e compartilhando técnicas.

Lembre-se: uma competição leve e amigável irá beneficiar todo o time, por isso deixe claro para todos os objetivos.

3. Invista seminários ou palestras

Muitos gestores acreditam que seminários, palestras, treinamentos e aulas são para equipes que estão começando. No entanto, o desenvolvimento de uma equipe comercial deve ser constante, pois sempre há algo para aprender. Você deve garantir sempre novas técnicas e ferramentas.

Por isso, leve bons profissionais até a empresa, especialistas que possam conduzir treinamentos e aplicar técnicas de desenvolvimento do time comercial.

Precisa de uma ajuda para desenvolver o seu time comercial? Acesse: giovannicocco.com.br/metricas

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