A importância da mensuração dos resultados de Marketing Digital nas empresas

Heloisa Lazarin

Heloisa Lazarin

Compartilhe

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email

É provável que você já saiba que o marketing digital é visto, hoje, como uma solução altamente capaz de fazer com que seu negócio consiga atingir seus objetivos de forma mais rápida no ambiente online/off-line e, assim, crescer.

Talvez o que não saiba ainda é que para que ele dê certo é preciso mensurá-lo, isto é, acompanhar os seus resultados a partir de indicadores. Continue a leitura deste texto, entenda melhor a importância disso para a sua empresa e conheça também alguns indicadores que selecionamos!

A importância da mensuração para o marketing digital de sua empresa

A mensuração é fundamental para a marca que deseja aferir o desempenho de sua estratégia de marketing digital. Por meio desse recurso, os gestores podem obter dados que os ajudem a aperfeiçoar a estratégia de marketing, de modo que ela seja capaz de fazer com que a sua empresa melhore suas vendas e, consequentemente, seus resultados.

Quando uma empresa não estabelece indicadores para mensurar suas estratégias, caminha no escuro, não sabendo se, de fato, elas foram capazes de alcançar os objetivos para os quais foram traçadas.

Em suma, hoje, a mensuração é considerada um recurso estratégico dentro de uma empresa e fundamental para orientá-la, fornecendo dados de qualidade e consistentes.

Indicadores

Existem inúmeros indicadores disponíveis para as empresas que desejam acompanhar os resultados de suas ações de marketing digital e, dessa maneira, verificar se, realmente, os resultados foram atingidos de acordo com o previsto em planejamento. A seguir, apontamos alguns:

Curtir/gostei

O curtir (Facebook) e gostei (Instagram) são ferramentas que podem ajudar uma empresa a verificar se suas publicações no ambiente online estão sendo bem aceitas pelo seu público de interesse. Quanto mais curtida uma publicação tiver, maior é a probabilidade de aceitação.

Compartilhar

Tal como curtir, o compartilhamento de textos, imagens e vídeos também expressa engajamento por parte de seu público, e isso é um indicador importante para a sua empresa, pois representa a relação que há entre ela e seus consumidores.

Visitas

Atualmente, a maioria das empresas tem blogs, espaço onde publicam conteúdos que agregam valor ao produto ou serviço ofertado. Se, a partir de suas ações online, o número de visitantes aumenta, significa que a sua estratégia está dando certo. Do contrário, precisa ser aperfeiçoada.

Espaços como Facebook, Instagram e YouTube, bem como o próprio site da empresa, também dispõem de quantificadores de visitas e páginas específicas para realizar tal mensuração.

Aumento de vendas

O aumento de vendas também pode ser considerado um indicador, desde que exista uma relação direta com as ações de marketing digital empreendidas. Portanto, quando estiver mensurando os resultados de sua estratégia, analise os dados de vendas.

Comentários

Os comentários, tal como o compartilhamento de produtos, serviços e ideias da marca pelos seus seguidores, também podem ser vistos como indicadores de engajamentos.

Se o público de sua empresa costuma comentar suas publicações, há indícios de que há interação e você precisa aproveitar essa oportunidade, estreitando ainda mais o relacionamento com ele.

Além dos indicadores destacados, existem outros que fornecem dados que são fundamentais para repensar as ações de marketing digital de sua empresa, caso preciso, como aumento do número de leads, tomada de ação por parte do consumidor, número de ligações feitas para a marca etc.

Tópicos

Mais de LeadPool