Escolha dos canais de comunicação
Uma falha que muitos empreendedores cometem é a tentativa de se comunicar em todos os canais. Dentro do ambiente digital, uma prova disso é a criação de perfis da empresa em todas as redes sociais existentes. No entanto, essa é uma prática pouco produtiva, porque demanda tempo e dedicação para criar os conteúdos e muitos deles alimentam plataformas que não trazem retorno.
Na criação da persona, é preciso identificar quais redes sociais ela acessa e os seus canais favoritos para se informar. Com isso, você pode fazer com que a sua empresa esteja nos ambientes certos.
A vantagem é bastante clara: estando presente em menos redes, você pode se dedicar mais a produzir conteúdos exclusivos, respeitando a linguagem e as potencialidades de cada uma. Consequentemente, a sua comunicação com a persona será mais eficiente, aumentando as chances de converter os leads e fechar as vendas.
Atuação na jornada de compra
Oferecer uma solução
Atuação na jornada de compra
Se houver bastante cuidado e pesquisa na criação das personas, será possível identificar a sua jornada de compra e assim a empresa pode ser mais efetiva em cada etapa.
Vamos a um exemplo: a persona é jovem e gosta de acessar o Instagram, onde segue vários influenciadores digitais e costuma buscar informações sobre produtos e serviços divulgados por eles. Você já sabe que a jornada de compra desse cliente tem um grande potencial de começar por meio de uma divulgação feita por um influenciador.
Então, nesse exemplo citado, pode começar a buscar influenciadores que se identifiquem com a sua marca e avaliar a possibilidade de firmar uma parceria. Sem a persona, você não tem como saber se esse tipo de ação impacta ou não o seu cliente em potencial.
Oferecer uma solução
A base de toda estratégia de marketing é fazer com que o seu produto ou serviço seja uma solução para resolver algum problema de quem comprar. Como você saberá o que a pessoa precisa solucionar se não conhecê-la mais profundamente?
A criação de personas e suas características permite que você avalie como é a relação do cliente em potencial com aquilo que a empresa tem para oferecer. Assim, fica mais fácil pensar em qual é a melhor abordagem para deixar claro que o produto pode resolver um problema que a pessoa que está do outro lado realmente tem.